A foca-de-Weddell dos mares da Antárctida é uma das que mergulha mais fundo. Pode mergulhar até aos 600 metros à procura de alimento. Quando mergulha o fluxo sanguíneo é interrompido em todos os órgãos menos nos essenciais, como o coração.
Algumas focas são muito raras?
Sim, as focas-monge, que vivem nos mares das Caraíbas, mediterrâneo e do Havai, são muito raras. A foca-monge das Caraíbas está já provavelmente extinta. As focas-monge vivem mais perto da actividade humana do que as outras focas, por isso sofreram maiores danos nos seus habitats.
Como se distingue uma foca de um leão-marinho?
Ambos têm corpos aerodinâmicos e barbatanas em vez de membros. Mas existem diferenças entre eles. Os leões-marinhos têm pequenas orelhas enquanto as focas apenas têm aberturas. Os leões-marinhos podem colocar as barbatanas debaixo do corpo para os ajudar a moverem-se em terra. As focas arrastam-se. Os leões-marinhos nadam movendo as barbatanas dianteiras. As focas nadam usando os seus membros traseiros em braçadas de um lado para o outro.
De que tamanho são os leões-marinhos?
O maior leão-marinho é o enorme leão-marinho-de-steller. Mede cerca de 230 centímetros e pesa cerca de 1000 quilos. As fêmeas são muito menores e pesam apenas 270 quilogramas. A mais pequena é, provavelmente, a foca-das-galápagos, que pesa cerca de 64 quilos.
Qual é a maior foca?
O macho foca-elefante é a maior de todas. Mede 5 metros e pesa cerca de 2400 quilos (quase tanto como um elefante).
De que tamanho é uma morsa?
Os maiores machos medem mais de 3 metros e pesam cerca de 1700 quilos. As fêmeas morsa são mais pequenas, com uma média de 2,7 metros e 800 quilos. A pele das morsas tem cerca de 4 centímetros de espessura e é coberta de pêlo grosseiro. A pele espessa protege-as das presas das outras morsas.
As focas e os leões-marinhos-bebés nascem na água?
Não, nascem em terra. As focas e os leões-marinhos passam a maior parte das suas vidas na água, mas vêm à terra para dar à luz. Permanecem em terra durante algumas semanas, alimentando as crias com o seu leite muito rico.
Vivem focas em água doce?
Sim, existe uma espécie de foca de água doce no lago Baikal, na Rússia. O Baikal é o mais profundo lago de água doce do mundo e tem mais água que qualquer outro. Milhares de focas vivem aí, alimentando-se de peixes de água doce e descansando nas remotas ilhas do centro do lago.
O que comem as focas e os leões-marinhos?
Peixe é o seu alimento principal, mas alguns comem marisco e caçam presas maiores. Algumas focas têm uma alimentação mais variada. A foca-carangueja alimenta-se essencialmente de krill (pequenos crustáceos tipo camarão). A foca-barbuda come criaturas do fundo do mar como amêijoas, e a foca-leopardo caça outras focas ainda jovens, assim como pássaros e peixe.
Como se mantêm quentes as focas nos mares gelados?
Uma camada de gordura adiposa sob a pele ajuda a manter as focas e leões-marinhos quentes. A gordura chega a ter 10 centímetros de espessura. Estes animais também têm uma cobertura de pêlo.
Quantos tipos de focas e leões-marinhos existem?
Existem cerca de 14 espécies de leões-marinhos, 18 de focas e uma de morsas. A maior parte dos leões-marinhos vive ao longo das costas do Pacífico Norte e nas costas do Sul de África, Austrália e América do Sul. A maior parte das focas vive em águas no extremo norte e sul do mundo e as morsas vivem nos mares do Árctico.
De que tamanho são as presas da s morsas?
As presas de uma morsa adulta podem chegar aos 55 centímetros. As presas são usadas como ganchos para subirem ao gelo e como armas para lutar.
Quão rápido podem nadar as focas e os leões-marinhos?
Os leões-marinhos chegam a nadar a 40 quilómetros por hora. Em terra, a foca-carangueja pode mover-se a 25 quilómetros por hora, pois desliza sobre o gelo.
Qual é a foca mais pequena?
A foca-de-baikal é a mais pequena foca do mundo. Mede cerca de 1,2 metros e pesa entre 63 e 70 quilos. A foca-de-baikal só se encontra na Rússia. É a única foca que vive apenas em água doce.
As focas e os leões-marinhos respiram ar?
As focas e os leões-marinhos são mamíferos, por isso têm de vir à superfície regularmente para respirar ar. Mas conseguem ficar debaixo de água muito mais tempo do que nós. São comuns mergulhos que demoram 20 minutos ou mais, e a foca-de-Weddell foi registada a fazer um mergulho de mais de uma hora.
No final do Inverno as focas-harpa migram para zonas de reprodução, perto da Terra Nova e da Gronelândia e do Mar Branco.
A foca-otária tem um pêlo extra-espesso e parecem focas comuns. As pequenas orelhas em aba mostram que são um tipo de leão-marinho.
O leão-marinho da Califórnia roda para a frente as barbatanas traseiras para usar os 4 membros.
Trabalho elaborado por:Cátia Ferreira e António Ferreira
Fontes de pesquisa:ENCICLOPÉDIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.