O dragão de Komodo é robusto, ovíparo e parecido com um dinossauro, pode medir 3,5 metros de comprimento e pesar até 125 quilos. A sua cor da pele é cinzenta e marron. A sua dieta é baseada em javalis, veados, búfalos, cavalos, macacos, cabras, dragões-de-komodo menores, insectos e até seres humanos. Também se alimenta de carne de animais mortos e, com o seu faro apurado, pode localizar, a quilómetros de distância, uma carcaça de animal, sendo capaz de devorá-la sozinho por completo apesar de as suas narinas não terem olfato.
Cada uma das quatros patas do dragão de Komodo possui cinco garras afiadas. Têm patas sensoriais ligadas a nervos que facilitam o seu sentido de tato. As escamas à volta das orelhas, dos lábios, do queixo e das solas dos pés podem ter três ou mais placas sensoriais.
O sentido de audição do dragão de Komodo não é apurado, apesar do canal auditivo ser bem visível. É capaz de ver até aos 300 metros mas, como as suas retinas só possuem cones julga-se que tenham muita má visão durante a escura noite.
Antigamente as pessoas pensavam que o dragão de Komodo era surdo pois não reagia a vozes altas ou gritos. Isto foi contrariado quando uma empregada do Jardim Zoológico de Londres treinou uma espécie em cativeiro para sair da sua toca à espera de comida depois de ouvir a sua voz mesmo que ele não conseguisse ver.
Fonte de pesquisa: Dragão de Komodo
Trabalho realizado por:
Rúben nº 26
Helena nº 14
5ºC
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.