sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BALEIA BRANCA

A baleia - branca ou beluga é um mamífero cetáceo da família Monodontidae (família a que pertence). O seu parente mais próximo no grupo dos cetáceos é o narval. A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar Árctico. São caçadores oportunistas, e comem uma grande variedade de peixes lulas, crustáceos e polvos. A baleia -branca é um animal gregário que mede até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Tem entre 8 a 10 dentes em cada maxilar. Esse belo exemplar de animal é capaz de conviver com humanos, e mesmo transformando os seus hábitos e adotando ainda o seu filhote.
A baleia branca foi nomeada pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas em 1776, é considerada um membro da família taxionómica Monodontidae. Foi encontrado um único fóssil desta espécie na península da baixa Califórnia, referindo que esta família antes habitava em águas quentes. O esqueleto indicou que o tamanho das baleias – brancas varia conforme o tamanho da crosta de gelo do planeta, diminuindo nos períodos seguintes. A baleia branca é muito cabeçuda, com um alto na cabeça chamado «melão» e com uma boca que parece estar a sorrir, tem uma cara gorduchinha e não tem barbatana dorsal, como a nona vértebra é desconectada e móvel, pode virar a cabeça de lado. A baleia branca ou beluga usa a sua cor para se misturar com o gelo onde habita (no Árctico) vivem entre 25 a 30 anos, as fêmeas tem no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida.
A baleia branca possui dimorfismo sexual, o sistema de acasalamento da baleia branca não foi descrito e demora quatro a sete anos para as fêmeas adquirirem a maturidade sexual e os machos levam sete a nove anos.
A gestação de uma fêmea dura cerca de catorze meses.

Fonte de pesquisa:

Trabalho elaborado por: Cátia e António - 5ºC

BALEIA JUBARTE

Entre todas as baleias a Jubarte é a mais maciça e menos esbelta. Devido às suas linhas, consideradas pouco hidrodinâmicas, talvez  não tenha um desempenho tão bom quanto as outras, nadando a uma velocidade de 6 a 12km/h. Durante muito tempo sofreu intensa predação, por viver grande parte da vida ao longo das costas marítimas. A sua caça foi proibida em 1966, porém ainda hoje está ameaçada de extinção. Além da caça, ainda enfrenta os problemas de poluição nos mares e até colisões com grandes embarcações. Para amamentar, a baleia Jubarte vem à superfícieo onde o  filho tenta  abocanhar o mamilo,mas o leite é esguichado para a sua boca .Quando crescem a fêmea  e o macho ficam do mesmo tamanho. A sua distribuição é muito vasta, as populações obedecem ao mesmo tipo de migração, na estação fria procuram águas tropicais; na estação quente vão para águas polares, possui hábitos costeiros. São encontradas em todos os oceanos do Brasil, distribuem-se desde o Rio Grande do Sul até o Arquipélago de Fernando de Noronha. Sendo que sua maior concentração ocorre no Parque Nacional de Abrolhos na Baía. Seu período de gestação é de aproximadamente 12 meses, com o nascimento de 1 filhote, que possui em média 5 metros e podem pesar até 2 toneladas.
Nos períodos de migração não se alimentam e consomem as reservas de grossas camadas de gordura que armazena nas áreas de alimentação. Alimenta-se principalmente de Krill (pequeno camarão) e de outros crustáceos além pequenos peixes. Possui barbatanas peitorais grandes, que podem chegar a medir quase um terço de seu comprimento total. A barbatana dorsal é pequena e fica em cima de uma corcova. A barbatana caudal tem bordas recortadas e padrão da superfície ventral variável. A cabeça é coberta de pequenas calosidades redondas, o chuvisco é espalhado em forma de balão.

Fonte de pesquisa:

Trabalho elaborado por: Cátia e António - 5ºC

BALEIA AZUL

A baleia sobretudo a espécie azul é provavelmente o maior animal que existe no mundo. Existem outras espécies sendo esta  mais conhecida . As baleias mais longas encontradas  foram duas fêmeas  registadas com 33,6 e 33,3 metros de comprimento. A maior baleia medida por cientistas no Laboratório Americano, de Pesquisas de Mamíferos Marinhos media 29,9 metros, o mesmo comprimento de um avião Boeing 737. A cabeça de uma baleia - azul é tão grande que cinquenta pessoas poderiam apoiar-se na sua língua. Um bebé (humano) poderia engatinhar através das principais artérias da baleia -azul e um humano adulto poderia até se arrastar pela sua aorta (grande artéria que conduz o sangue ás diversas partes do corpo ).Uma baleia-azul recém-nascida pesa mais que um elefante adulto, e tem cerca de 7,6 metros de comprimento. Durante os seus primeiros sete meses de vida, os bebés das baleias -azuis tomam cerca de 380 litros de leite todo dia. Os Bebés das baleias -azuis ganham peso rapidamente, 91 kg a cada 24 horas.
A baleia - azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora faça migrações sazonais para fugir a águas mais quentes, já que a sua preferência vai para as águas mais frias e ricas em alimento.
A baleia azul alimenta-se do Krill ( pequeno crustáceo parecido com o camarão com poucos centímetros de comprimento), uma baleia adulta desta espécie pode ingerir mais de 3 toneladas deste alimento por dia. Estima-se que possam existir no máximo 6000 destes mamíferos na globalidade (total) do planeta. A causa destes números tão baixos foi a caça que lhe foi movida a partir da segunda metade do século 19 e até aos anos 60 do século 20. Durante este período podem ter sido caçadas 350.000 baleias -azuis. Neste momento a espécie é protegida e proibida a sua caça por quase todos os países do mundo.
As baleias - azuis atingem a maturidade sexual por volta dos 7/8 anos. A gestação destes animais dura cerca de 12 meses, findos os quais nasce uma cria com 7 ou 8 metros e mais de 2 toneladas. Prevê-se que a sua durabilidade seja entre os 80 ou 90 anos.

Fontes de pesquisa:  
Trabalho realizado por: António e Cátia - 5ºC

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Rio Cavalum

O rio Cavalum  é um rio que nasce em Portugal, no concelho de Penafiel, perto da freguesia de Croca, lugar de Casais Novos. É um afluente do rio Sousa, e pertence à bacia hidrográfica do Rio Douro.
Atravessa, desde a nascente até á foz, as freguesias de Croca, Milhundos, Marecos, Galegos, Irivo e Paço de Sousa.
No passado dia 30 de Julho a empresa municipal Penafiel Verde deu inicio a um projecto “Limpar o Rio Cavalum”, junto à ponte de Pena, na freguesia de Galegos (situada entre a Zona Industrial de Galegos e o Lugar da Póvoa, Marecos).
Trata-se de uma iniciativa com uma forte componente ambiental e também social. Por um lado, serão consolidadas e limpas as margens do rio Cavalum, conservando-se a vegetação arbórea, especialmente autóctone, no sentido de não interferir com os ecossistemas estabelecidos, bem como será desimpedido o seu leito, através da remoção de vegetação e resíduos que impeçam a vazão do caudal natural e de cheia do rio e eliminados focos de poluição.
Fontes de pesquisa:  A limpeza do rio Cavalum ; Rio Cavalum
Trabalho elaborado por José António - 5ºC

DIREITOS DA MULHER

 Alguns dos direitos das mulheres:
- Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação;
- Direito à liberdade de pensamento;
- Direito à informação e à educação;
- Direito à privacidade;
- Direito à saúde e à protecção desta;
- Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los;
- Direito à liberdade de reunião e participação política;
- Direito à igualdade nos empregos e cargos políticos.
Elaborado por: Mariana Barbosa e Cidália Mendes 5º C