sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BALEIA BRANCA

A baleia - branca ou beluga é um mamífero cetáceo da família Monodontidae (família a que pertence). O seu parente mais próximo no grupo dos cetáceos é o narval. A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar Árctico. São caçadores oportunistas, e comem uma grande variedade de peixes lulas, crustáceos e polvos. A baleia -branca é um animal gregário que mede até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Tem entre 8 a 10 dentes em cada maxilar. Esse belo exemplar de animal é capaz de conviver com humanos, e mesmo transformando os seus hábitos e adotando ainda o seu filhote.
A baleia branca foi nomeada pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas em 1776, é considerada um membro da família taxionómica Monodontidae. Foi encontrado um único fóssil desta espécie na península da baixa Califórnia, referindo que esta família antes habitava em águas quentes. O esqueleto indicou que o tamanho das baleias – brancas varia conforme o tamanho da crosta de gelo do planeta, diminuindo nos períodos seguintes. A baleia branca é muito cabeçuda, com um alto na cabeça chamado «melão» e com uma boca que parece estar a sorrir, tem uma cara gorduchinha e não tem barbatana dorsal, como a nona vértebra é desconectada e móvel, pode virar a cabeça de lado. A baleia branca ou beluga usa a sua cor para se misturar com o gelo onde habita (no Árctico) vivem entre 25 a 30 anos, as fêmeas tem no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida.
A baleia branca possui dimorfismo sexual, o sistema de acasalamento da baleia branca não foi descrito e demora quatro a sete anos para as fêmeas adquirirem a maturidade sexual e os machos levam sete a nove anos.
A gestação de uma fêmea dura cerca de catorze meses.

Fonte de pesquisa:

Trabalho elaborado por: Cátia e António - 5ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.