A baleia sobretudo a espécie azul é provavelmente o maior animal que existe no mundo. Existem outras espécies sendo esta mais conhecida . As baleias mais longas encontradas foram duas fêmeas registadas com 33,6 e 33,3 metros de comprimento. A maior baleia medida por cientistas no Laboratório Americano, de Pesquisas de Mamíferos Marinhos media 29,9 metros, o mesmo comprimento de um avião Boeing 737. A cabeça de uma baleia - azul é tão grande que cinquenta pessoas poderiam apoiar-se na sua língua. Um bebé (humano) poderia engatinhar através das principais artérias da baleia -azul e um humano adulto poderia até se arrastar pela sua aorta (grande artéria que conduz o sangue ás diversas partes do corpo ).Uma baleia-azul recém-nascida pesa mais que um elefante adulto, e tem cerca de 7,6 metros de comprimento. Durante os seus primeiros sete meses de vida, os bebés das baleias -azuis tomam cerca de 380 litros de leite todo dia. Os Bebés das baleias -azuis ganham peso rapidamente, 91 kg a cada 24 horas.
A baleia - azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora faça migrações sazonais para fugir a águas mais quentes, já que a sua preferência vai para as águas mais frias e ricas em alimento.
A baleia azul alimenta-se do Krill ( pequeno crustáceo parecido com o camarão com poucos centímetros de comprimento), uma baleia adulta desta espécie pode ingerir mais de 3 toneladas deste alimento por dia. Estima-se que possam existir no máximo 6000 destes mamíferos na globalidade (total) do planeta. A causa destes números tão baixos foi a caça que lhe foi movida a partir da segunda metade do século 19 e até aos anos 60 do século 20. Durante este período podem ter sido caçadas 350.000 baleias -azuis. Neste momento a espécie é protegida e proibida a sua caça por quase todos os países do mundo.
As baleias - azuis atingem a maturidade sexual por volta dos 7/8 anos. A gestação destes animais dura cerca de 12 meses, findos os quais nasce uma cria com 7 ou 8 metros e mais de 2 toneladas. Prevê-se que a sua durabilidade seja entre os 80 ou 90 anos.
Fontes de pesquisa:
Trabalho realizado por: António e Cátia - 5ºC
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.